
A Importância do Diagnóstico Precoce no Cancro da Próstata: Cuide da Sua Saúde!
Segundo a International Agency for Research on Cancer, nos últimos anos, o cancro da próstata assumiu a liderança nas Américas, África, Austrália e Europa. A incidência do cancro da próstata tem vindo a aumentar de ano para ano, contudo, esta situação pode não significar um real aumento do número de casos, mas sim um crescimento no número de diagnósticos relacionados a campanhas de rastreio e prevenção ativa por parte dos utentes. Inicialmente insidioso, o cancro da próstata necessita de uma avaliação médica minuciosa e exame físico (toque retal) associado a realização dos exames complementares como ecografia prostática e estudo analítico (PSA).
Numa fase sintomática o doente pode sentir diminuição da força e dimensão do jato urinário, atraso no início da micção ou diurese prolongada, jato interrompido, dor pélvica, aumento no número de micções (nomeadamente a noite), urgência miccional, retenção urinária, hematúria e até mesmo incontinência. Em situações avançadas é possível experimentar dores ósseas, edemas dos membros inferiores, emagrecimento e cansaço geral.
Os fatores de risco podem estar relacionados a história familiar e estilo de vida, afetando mais homens idosos, afrodescendentes com consumo regular de álcool e valores elevados de testosterona. O diagnóstico precoce é o melhor caminho para combater esta ameaça, entretanto os tratamentos (hormonoterapia, braquiterapia, radioterapia e cirurgia) são, em linhas gerais, eficazes, tanto para eliminar a doença, nas fases iniciais, quanto impedir uma progressão nas fases mais avançadas.
Portanto, não se descuide da prevenção, adote um estilo de vida saudável, visite o seu médico regularmente, realize os exames complementares solicitados e se tiver dúvidas estamos cá para ajuda-lo!