Capaz de contribuir para melhorar o sono e a qualidade de vida de muitas pessoas, a cirurgia ortognática é indicada para doentes com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono que têm os maxilares mais recuados. Isso porque, em alguns casos a diminuição de espaço para passagem de ar – que dá origem a apneia do sono – é causada por uma deformidade dentofacial.
Desta forma, a cirurgia ortognática pode ser realizada na mandíbula, na maxila ou nos dois corrigindo a posição dos ossos e deixando os dentes alinhados. Com a correção da deformidade dentofacial, o espaço para a passagem do ar é melhorado, contribuindo para resolver o problema da apneia. A decisão de optar pela cirurgia ortognática é o resultado de um estudo clínico detalhado.
Apesar da cirurgia ortognática ser uma alternativa para tratar a apneia do sono, é importante ter em mente que este tratamento é recomendado para casos específicos e que há a necessidade de uma indicação clínica para a correção de uma deformidade maxilar ou mandibular. Entretanto, caso este não se aplique, ressaltamos que o CPAP é o tratamento padrão, para a SAHOS.