Vive com tremor Essencial?

Tratar o tremor essencial com ultrassons sem cirurgia nem incisões.

O QUE É
O TREMOR ESSENCIAL?
O Tremor Essencial (TE) é uma perturbação neurológica em que as
mãos, cabeça e voz tremem, podendo também causar tremores nas
pernas e no tronco.

O QUE É O TREMOR ESSENCIAL?

O Tremor Essencial (TE) é uma perturbação neurológica em que as mãos, cabeça e voz tremem, podendo também causar tremores nas pernas e no tronco. Algumas pessoas têm, inclusivamente, a sensação de tremor interno. O TE é frequentemente confundido com a doença de Parkinson, apesar de ser oito vezes mais comum, afectando milhões de pessoas em todo o mundo. (1)
As causas do tremor essencial ainda não são totalmente compreendidas, mas a investigação clínica identificou o tálamo como o local do cérebro que é possível tratar para aliviar o tremor.
O tálamo é uma estrutura profunda do cérebro, que coordena e controla a atividade motora e outras funções.

SINTOMAS

Os sintomas principais associados ao tremor essencial incluem:

  • Tremor, que pode ser incontrolável;
  • Início gradual, geralmente dos dois lados do corpo;
  • Habitualmente manifesta-se primeiro nas mãos;
  • Pode incluir a voz e a cabeça;
  • Piora em períodos de stress emocional e com a ação

O QUE É O TRATAMENTO COM ULTRASSONS FOCALIZADOS?

Os ultrassons focalizados permitem um tratamento de ablação sem cirurgia do tremor essencial – Talatomia por ablação com ultrassons. Está indicado em doentes com Tremor Essencial que não tenham respondido à medicação. Este tratamento utiliza as ondas de ultrassom focalizadas, guiadas por Ressonância Magnética (RM), para tratar tecidos profundos do cérebro, sem recorrer a implantes permanentes ou necessitar de incisões.
O ultrassom é uma forma de energia que passa através da pele, músculo, gordura e ossos. A energia ultrassónica não é ionizante, o que significa que não existe exposição a radiação durante o procedimento. Durante o procedimento, as ondas de ultrassom passam através do crânio de forma segura, sem que seja necessário fazer qualquer incisão.
As ondas de ultrassom focalizam-se num pequeno ponto dentro do cérebro (núcleo ventral intermédio do tálamo). A temperatura no pontoalvo sobe o suficiente para que seja criada uma pequena lesão
milimétrica, que proporciona o efeito terapêutico. Todo o procedimento decorre dentro do equipamento de Ressonância Magnética.
A Ressonância Magnética guia visualmente o tratamento, permitindo que o Médico planeie, oriente e aponte a área-alvo do tratamento. Desempenha também a função de termómetro, permitindo monitorizar de forma constante a temperatura para verificar que apenas o tecidoalvo é destruído.

BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO

MELHORIA NO TREMOR

No ensaio clínico, patrocinado pela INSIGHTEC, os doentes descreveram uma melhoria imediata no tremor, que se manteve maioritariamente nos três anos seguintes. (2)

SEM INCISÕES

A tecnologia de ultrassons focalizados permite que as ondas sonoras passem através do crânio de forma segura, sem incisões cirúrgicas.

RECUPERAÇÃO RÁPIDA

Os riscos de infeção são mínimos, graças à ausência de cortes cirúrgicos.
É expectável que possa retomar as suas atividades normais em poucos dias.

É IMPORTANTE PARTILHAR COM O SEU MÉDICO

É extremamente importante discutir todas as condições médicas que possa ter com o Neurologista, para que seja possível avaliar corretamente se este procedimento é adequado para si.

PLANEAMENTO

Serão captadas uma série de imagens de RM para planear o tratamento, de acordo com as especificidades da sua anatomia. O Neurocirurgião, guiado pelo Radiologista, irá começar por aplicar doses ligeiras de energia ultrassónica. Isto ajudará a identificar o ponto do cérebro a tratar. O Neurologista vai avaliar as melhorias temporárias no tremor e quaisquer potenciais efeitos secundários durante o tratamento.
Depois de cada aplicação de energia, a que chamamos sonicação, o Neurologista pedir-lhe-á que faça algumas tarefas específicas para avaliar a melhoria no seu tremor. Essas tarefas podem envolver tocar no seu nariz com o dedo e/ou desenhar espirais num quadro.

TRATAMENTO

O Neurocirurgião, irá, então, aplicar doses mais altas de energia para criar uma lesão permanente. Apesar de os resultados individuais poderem variar, deverá notar melhoria durante o próprio tratamento. O tratamento dura em média 2-3 horas.

PÓS-TRATAMENTO

Depois do tratamento, será levado(a) para a sala de recobro, onde lhe será retirado o quadro craniano. O médico Neurologista dir-lhe-á quando pode ir para casa e quando deve regressar para uma consulta
de seguimento. No dia seguinte ao tratamento, será submetido a uma RM, que permite ao Radiologista avaliar o tratamento. Deverá poder retomar as suas atividades normais dentro de poucos dias.

Teste do desenho

QUE RESULTADOS POSSO ESPERAR?

Os resultados de um ensaio clínico patrocinado pela INSIGHTEC demonstraram uma melhoria de 76,5% na gravidade do tremor no seguimento durante 3 anos de 54 indivíduos. (2)
No seguimento durante três anos, 56% dos efeitos adversos (EAs) que persistiam eram ligeiros, sendo os restantes de intensidade moderada. A maioria dos eventos adversos manifestou-se durante os primeiros 30 dias a seguir ao tratamento e quase todos desapareceram. (2)
Os efeitos adversos que se mantiveram aos 3 anos eram ligeiros ou moderados, incluindo perturbações na marcha (relatado apenas por 1 doente), desequilíbrio (relatado por 2 doentes), fraqueza músculoesquelética (relatado apenas por 1 doente), instabilidade (relatado por 2 doentes) e dormência (relatado por 5 doentes), num total de 54 indivíduos que participaram neste estudo.

Marque a sua consulta

Será contactado brevemente pelos nossos serviços.