Seja dador de sangue e salve vidas

Em pleno contexto pandémico, o Hospital de São Francisco do Porto reforça a importância de doar sangue.

A doação de sangue é fulcral em todo o mundo para garantir que cada pessoa tenha acesso a sangue e componentes sanguíneos seguros em situações de rotina e nas de emergência. Promover a educação e consciencialização e enaltecer valores como a solidariedade e responsabilidade social são fundamentais para potenciar a doação de componentes sanguíneos.
O acesso a sangue seguro é atualmente uma regalia de poucos, sendo que 42% do sangue é colhido nos países desenvolvidos, o que representa apenas 16% da população mundial. A maioria dos países não desenvolvidos não apresenta componentes sanguíneos necessários por equipamento e dadivas insuficientes. É fundamental promover a dádiva de componentes sanguíneos com intuito de atingir a autossuficiência nacional.

Quem pode doar sangue?

A doação pode ser efetuada por todas as pessoas com bom estado de saúde, hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. A dádiva de sangue é voluntária e não remunerada.  Quanto à periodicidade, pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens. Em todas as dádivas é feita uma triagem clínica e analítica de forma a garantir a qualidade e segurança.

Como é efetuada a colheita?

É efetuada uma colheita por via endovenosa de 450 ml de sangue, volume que pode ser colhido sem prejudicar o dador. O sangue é centrifugado e posteriormente são separados os componentes sanguíneos (glóbulos, plaquetas e plasma).
Qual o objetivo?

A necessidade de sangue seguro é essencial para:

  • Tratamentos e intervenções urgentes;
  • Patologias que ameaçam a vida, fornecendo mais qualidade de vida;
  • Apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos;
  • Tratamento de feridos por vários tipos de ocorrências (exemplos: acidentes automóveis, traumatismos, etc.);
  • Prestação de cuidados neonatais e da maternidade.

É muito importante aumentar o reconhecimento a nível mundial de que o ato de doação é um ato solidário que salva vidas e que serviços que forneçam sangue e componentes sanguíneos seguros são fundamentais no Serviço Nacional de Saúde.
Auxilie nesta causa, para que o acesso a sangue seguro se torne realidade para todos. Doe sangue, salve alguém e salve-se a si.


Fonte:

Direção Geral de Saúde | Instituto Português do Sangue e da Transplantação

Leave a reply