Pneumonia: Saiba como prevenir

Todos os anos, estima-se que 12 em cada 1000 habitantes são afetados com pneumonia. A doença é uma inflamação no parênquima pulmonar, ou seja, no local onde se efetuam as trocas gasosas. Nem todos os doentes com pneumonia precisam de internamento. Conheça as principais manifestações e saiba como prevenir.

Em que consiste?

            A pneumonia pode ser provocada por bactérias, fungos ou vírus. Os nossos pulmões estão permanentemente expostos a micróbios do ar e da flora bacteriana da boca. A pneumonia surge quando, em consequência da inflamação, os alvéolos e os bronquíolos ficam com líquido, o que compromete a realização de trocas gasosas.

Quais são os sintomas?

            Geralmente, a pneumonia não tem sintomas muito característicos e podem ser semelhantes em comparação com outras doenças respiratórias, fator que dificulta o seu diagnóstico. Contudo, os principais sintomas podem ser:

  • Febre;
  • Tosse;
  • Expetoração;
  • Falta ar;
  • Calafrios;
  • Dor muscular;
  • Dor de cabeça.

Como se pode prevenir a pneumonia?

            A vacina pneumocócica é a forma de prevenção mais eficaz das manifestações mais agressivas e deve ser administrada aos que integram o grupo de risco.

            Para além desta, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, recomenda a vacinação contra a gripe, tendo em conta que as infeções virais são capazes de levar ao aparecimento da pneumonia.

O tratamento requer internamento?

            Nem sempre é necessário o internamento para tratar a pneumonia. O tratamento é maioritariamente elaborado em regime de ambulatório. O internamento é aconselhado aos doentes com outros problemas de saúde e em caso de agravamento dos sintomas sobretudos nas primeiras 48 a 72 horas.

Fonte:

Ordem dos Enfermeiros

Sociedade Portuguesa de Pneumologia

Leave a reply