Pneumonia: Saiba como prevenir
Todos os anos, estima-se que 12 em cada 1000 habitantes são afetados com pneumonia. A doença é uma inflamação no parênquima pulmonar, ou seja, no local onde se efetuam as trocas gasosas. Nem todos os doentes com pneumonia precisam de internamento. Conheça as principais manifestações e saiba como prevenir.
Em que consiste?
A pneumonia pode ser provocada por bactérias, fungos ou vírus. Os nossos pulmões estão permanentemente expostos a micróbios do ar e da flora bacteriana da boca. A pneumonia surge quando, em consequência da inflamação, os alvéolos e os bronquíolos ficam com líquido, o que compromete a realização de trocas gasosas.
Quais são os sintomas?
Geralmente, a pneumonia não tem sintomas muito característicos e podem ser semelhantes em comparação com outras doenças respiratórias, fator que dificulta o seu diagnóstico. Contudo, os principais sintomas podem ser:
- Febre;
- Tosse;
- Expetoração;
- Falta ar;
- Calafrios;
- Dor muscular;
- Dor de cabeça.
Como se pode prevenir a pneumonia?
A vacina pneumocócica é a forma de prevenção mais eficaz das manifestações mais agressivas e deve ser administrada aos que integram o grupo de risco.
Para além desta, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, recomenda a vacinação contra a gripe, tendo em conta que as infeções virais são capazes de levar ao aparecimento da pneumonia.
O tratamento requer internamento?
Nem sempre é necessário o internamento para tratar a pneumonia. O tratamento é maioritariamente elaborado em regime de ambulatório. O internamento é aconselhado aos doentes com outros problemas de saúde e em caso de agravamento dos sintomas sobretudos nas primeiras 48 a 72 horas.
Fonte:
Ordem dos Enfermeiros
Sociedade Portuguesa de Pneumologia
Leave a reply