VIH e SIDA são a mesma coisa?

A 1 de dezembro assinala-se o Dia Mundial da Luta Contra a Sida, uma data com o objetivo consciencializar a sociedade de como a infeção VIH afeta a vida das pessoas.

O que é o VIH?

O Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) é o vírus da imunodeficiência humana que causa a SIDA.

Descoberto no início dos anos 80, o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) ataca o sistema imunitário e destrói as suas defesas, o que diminui a sua capacidade de combater infeções e doenças.

Infetado pelo VIH, o organismo vai ficando cada vez mais debilitado, o que pode causar o aparecimento de várias doenças que, no limite e sem tratamento, podem causar a morte.

Apesar de ainda não existir cura, existem diversos tratamentos que possibilitam à maioria das pessoas com VIH viverem uma longa vida e saudável. O que já foi considerado uma doença mortal é, hoje em dia, considerado uma doença crónica.

Contudo, três décadas após o aparecimento do VIH o balanço não é positivo. Os últimos dados apontam para a existência de aproximadamente 37 milhões de pessoas que vivem com o vírus, sendo 70% delas em África.

O que é a SIDA?

SIDA significa síndrome de imunodeficiência adquirida. Representa um conjunto de sinais e de sintomas que aparecem pela deficiência do sistema imunitário, que vai ficando com menos capacidade de resposta ao longo da progressão da doença. Pode surgir após a infeção por VIH.

Estar infetado com VIH não significa ter SIDA. As pessoas que estão infetadas com VIH são seropositivas e podem ou não desenvolver SIDA.

Quais são os sintomas?

Inicialmente a pessoa infetada com VIH não apresenta sintomatologia. Após contrair a infeção podem existir diversos sintomas semelhantes à gripe, tais como febre, dores de cabeça e cansaço.

Posteriormente, os sintomas tornam-se mais graves, tais como:

  • Rápida perda de peso;
  • Infeções graves;
  • Pneumonia;
  • Diarreia prolongada;
  • Lesões na boca, ânus ou genitais;
  • Perda de memória;
  • Depressão;
  • Outros distúrbios neurológicos;

Como é transmitido?

O VIH transmite-se, na maioria das vezes, através de relações sexuais não protegidas, como também da partilha de agulhas ou outro material corto-perfurante e ainda por mães com o vírus aos seus filhos durante a gravidez, nascimento e amamentação.

 O VIH está presente nos fluídos corporais das pessoas seropositivas como sémen, fluídos vaginais e anais, sangue e leite materno.

O VIH não se transmite por beijos, saliva, contacto com pele intacta e saudável, espirros, partilha de banheira, toalhas, talheres, sanitas ou piscinas ou contacto com animais ou insetos.

Como se pode prevenir?

Atualmente, ainda não existe uma vacina eficaz contra este vírus. Contudo, a prevenção passa por adotar medidas tais como:

  • Uso de preservativo;
  • Evitar o contacto direto com sangue ou seus derivados;
  • Fazer o teste do VIH.

Para viver melhor é preciso saber: é preciso acabar com o estigma, com a discriminação e melhorar a qualidade de vida de quem vive com a SIDA.

Fontes: Direção Geral de Saúde, Ordem dos Enfermeiros e Serviço Nacional de Saúde

Leave a reply