Torcicolo: sintomas, causas e o que fazer
O torcicolo é a contração involuntária dos músculos do pescoço. Limita fortemente o movimento e causa sintomas como dor e dificuldade de mobilização da cabeça para o lado.
De um modo geral, o torcicolo é causado por posturas incorretas, stress ou sobrecarga do pescoço durante exercícios físicos. Pode ser traumático, ser um sinal de algum problema na coluna e, nos casos mais graves, indicar tumores cerebrais.
Caso o torcicolo não melhore ou esteja associado a outros sintomas, como dor de cabeça ou febre, é necessária uma avaliação médica. Dependendo da sua causa, o tratamento pode ser farmacológico, com o uso de relaxantes musculares, ser necessária a administração de toxina botulínica ou cirurgico.O que fazer para tratar o torcicolo
Principais sintomas
- Dor no pescoço;
- Dificuldade para mobilizar a cabeça;
- Rigidez e inchaço dos músculos do pescoço;
- Assimetria nos ombros, um pode ficar mais elevado que o outro;
- O rosto pode ficar assimétrico, com o topo da cabeça para um lado e o queixo para outro.
É comum que os sintomas de torcicolo surjam de manhã devido a má posição da cabeça ao dormir ou após exercícios físicos intensos ou realizados incorretamente.
Além disso, dependendo da causa do torcicolo podem surgir outros sintomas como febre, dor de cabeça ou garganta, dificuldade para andar, perda de equilíbrio ou visão dupla.
Possíveis causas
As principais causas de torcicolo são:
- Stresse;
- Sobrecarga do pescoço, ao realizar exercícios vigorosos ou dormir em posições inadequadas;
- Movimentos súbitos com o pescoço;
- Estrabismo;
- Acidentes;
- Doenças da coluna, como hérnia de disco e escoliose;
- Cicatrizes na região do pescoço;
- Infecções respiratórias ou da pele;
- Abscesso na região da boca, cabeça ou pescoço;
- Doenças neurológicas, como Parkinson ou sequela de AVC;
- Alguns medicamentos, como metoclopramida, fenitoína ou carbamazepina;
- Tumores cerebrais ou na coluna.
O tratamento do torcicolo depende da causa identificada na avaliação médica.
1. Medicação
Normalmente são usados anti-inflamatórios, relaxantes musculares e analgésicos para aliviar a contração muscular intensa e a dor. Dependendo da causa do torcicolo, podem ainda ser receitados outros medicamentos como benzodiazepinas.
2. Exercícios e alongamentos
Exercícios e alongamentos orientados por um fisioterapeuta podem melhorar a postura da cabeça, aliviar a dor e fortalecer os músculos do pescoço.
3. Injeção de toxina botulínica
Quando o torcicolo é causado pela contração muscular excessiva e não apresenta melhoria com medicamentos ou fisioterapia, a injeção de toxina botulínica pode ser indicada. Neste caso, a injeção ajuda a relaxar o músculo contraído, corrigindo a posição da cabeça e aliviando a dor.
4. Cirurgia
A cirurgia normalmente só é indicada nos casos em que o torcicolo não melhora apesar do tratamento adequado. Serve para corrigir a posição da cabeça e melhorar a amplitude de movimento do pescoço.
Outras opções de tratamento
Quando o torcicolo é causado pelo estresse, sobrecarga ou movimentos súbitos do pescoço, medidas como massagear a região afetada e pressionar levemente os músculos do pescoço podem ser úteis para aliviar a dor e desconforto.
Bibliografia JONES, Christopher D; NAKHDJEVANI, Amir; LIDDER, Surjit. Surgical management of idiopathic torticollis secondary to a fibrotic band. Orthop Rev (Pavia). Vol.4, n.3. 27, 2012 DOOL, Joost V. D. et al. Long-Term Specialized Physical Therapy in Cervical Dystonia: Outcomes of a Randomized Controlled Trial. Arch Phys Med Rehabil. Vol.100, n.8. 1417-1425, 2019