Dia Mundial do Cancro de Pulmão

O Dia Mundial do Cancro de Pulmão assinala-se anualmente a 1 de agosto e tem como objetivo chamar a atenção para a doença e ajudar os que a têm.

O cancro do pulmão é diagnosticado muitas vezes tardiamente o que diminui a possibilidade de sobrevivência. O tempo decorrido entre o início dos sintomas e a primeira consulta com o médico assistente varia entre quatro e dez meses; no momento do diagnóstico mais de 60% dos doentes estão em fase avançada do cancro e apenas 16% dos doentes sobrevivem mais de cinco anos após o diagnóstico.
A causa mais frequente é o fumo do tabaco (85 a 90% dos casos) mas pode ocorrer também em não fumadores. Outras causas incluem o tabagismo passivo (proximidade com fumadores), assim como exposição a radão, asbestos e outros tipos de poluição atmosférica.
É importante reforçar as campanhas anti-tabágicas como forma major de prevenção deste tipo de cancro.

Os sintomas mais frequentes são a tosse persistente ou alteração das suas características habituais; expetoração mucosa (branca) ou mucopurulenta (amarelada) ou hemoptóica (com sangue ou com fios de sangue que persiste dias ou semanas); dor torácica intermitente; cansaço progressivo; falta de apetite e perda de peso.
Na presença destes sintomas deve recorrer ao médico para que possa efetuar exames e assim diagnosticar a doença ou excluí-la.
Nos últimos anos o tratamento do cancro do pulmão tem vindo a evoluir e a melhorar.

A prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais. Evitar os fatores de risco é de suma importância.

Texto da autoria da Dra. Alexandra Reis.

    Leave a reply