Conheça os Diferentes Tipos de Incontinência Urinária e Opções de Tratamento!

… é estimado que cerca de 600 mil pessoas sofram de incontinência em Portugal, atingindo 20% da população portuguesa com mais de 40 anos.

A incontinência urinária é uma condição caracterizada pela perda involuntária de urina. A gravidade pode variar, desde gotejamentos ocasionais até a perda completa do controle da bexiga.
Esta condição afeta milhões de pessoas em todo o mundo e tem impacto socioeconómico e implicações na qualidade de vida, sendo considerado um problema de saúde pública. Atinge o âmbito físico, social, sexual e psíquico, além das importantes repercussões emocionais.
Segundo os dados da Associação Portuguesa de Urologia, é estimado que cerca de 600 mil pessoas sofram de incontinência em Portugal, atingindo 20% da população portuguesa com mais de 40 anos e lamentavelmente só 10% dos afectados procure ajuda especializada, apesar de em 90% dos casos, quando correctamente acompanhados e tratados, a evolução é positiva ou curativa.

Existem vários tipos de incontinência urinária, cada um com suas próprias causas e sintomas:

Incontinência de esforço: ocorre quando há vazamento de urina durante atividades que aumentem a pressão abdominal, nomeadamente durante tosse, espirro, gargalhada ou exercício. O enfraquecimento da musculatura do assoalho pélvico, responsável pela sustentação da bexiga e uretra, muitas vezes devido ao parto, cirurgia ou alterações hormonais, está intimamente relacionada a génese do problema.

Incontinência de urgência: também conhecida como bexiga hiperativa, esse tipo envolve uma vontade súbita e intensa de urinar, seguida por contrações involuntárias da bexiga que causam vazamento. A hiperatividade dos músculos da bexiga pode ser causada por distúrbios neurológicos ou irritação da bexiga relacionada a infecções ou uso de medicamentos.

Incontinência por transbordamento: ocorre quando a bexiga não se esvazia completamente, causando gotejamento frequente ou constante de urina. Pode ser causada por uma obstrução no trato urinário (como aumento da próstata nos homens ou prolapso de órgãos pélvicos nas mulheres), danos nos nervos (cirurgias, traumatismos) ou fraqueza dos músculos da bexiga.

Incontinência funcional: esta condição não está relacionada a disfunções da bexiga, mas sim a fatores externos, razões sociais, deficiências físicas ou cognitivas que possam gerar dificuldades para encontrar um quarto de banhos ou que venham a interferir com a tranquilidade e liberdade do ato micçional.
Incontinência mista: algumas pessoas podem apresentar uma combinação de diferentes tipos de incontinência urinária.

Viver com incontinência urinária pode ter um impacto significativo na qualidade de vida de uma pessoa. Pode causar constrangimento, isolamento social e diminuição da autoestima. Muitas pessoas podem evitar certas atividades ou reuniões sociais por medo de sofrer um acidente. Felizmente existem tratamentos disponíveis para controlar e melhorar os sintomas.

As opções de tratamento dependem da causa subjacente e da gravidade dos sintomas e podem incluir:

  • Modificações no estilo de vida como perda de peso e evitar ingesta de cafeína, álcool e alimentos ácidos para reduzir a irritação vesical.
  • Exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico, conhecidos como exercícios de Kegel.
  • Agendar idas regulares a casa de banhos e aumentar gradualmente o tempo entre as micções para intensificar o treinamento vesical.
  • Certos medicamentos podem ajudar a relaxar a bexiga ou reduzir a urgência urinária.
  • Em alguns casos, um profissional de saúde pode recomendar procedimentos e dispositivos médicos como inserções uretrais ou pessários para ajudar a apoiar a bexiga e prevenir vazamentos.
  • Em casos mais graves, a cirurgia pode ser recomendada para reparar ou apoiar as estruturas envolvidas no controle da bexiga.

É essencial que os indivíduos com incontinência urinária procurem um profissional de saúde para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado. Com a abordagem correta, muitas pessoas podem gerir eficazmente os seus sintomas e recuperar o controlo sobre a função da bexiga, permitindo-lhes levar uma vida ativa e plena.

Leave a reply