Cuidados a ter com a pele em tempos de pandemia

Com o atual contexto provocado pela pandemia COVID-19, o uso prolongado de máscara é uma recomendação generalizada. O Hospital de São Francisco do Porto esclarece o papel dos cuidados a ter com a pele.

Segundo a Direção Geral de Saúde (DGS), a utilização de máscara possibilita ao utilizador a proteção dos que o rodeiam e do ambiente. A recomendação deve ser conjugada em consonância com outras medidas de proteção, nomeadamente, a lavagem de mãos, a etiqueta respiratória e o distanciamento físico. Para evitar lesões relacionadas com o uso prolongado de máscara disponibilizamos algumas recomendações.

As alterações mais frequentes identificadas pela Associação Americana de Dermatologia são:

  • Dermatite de contacto: principalmente atrás das orelhas, devido à colocação das tiras elásticas da máscara. A prevenção passa por colocar compressas entre a pele e as tiras elásticas, ou a utilização de máscara com atilhos de sobreposição no couro cabeludo, evitando o contacto com a pele;
  • Lesão cutânea relacionada com a pressão: certifique-se que a máscara que utiliza é de tamanho adequado à sua face e se está ajustada, essa ação auxilia a minimizar os pontos de pressão;
  • Acne: lave o rosto de manhã e ao final do dia. A Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia recomenda a utilização de água tépida com produtos de higiene suaves para não comprometer a camada mais externa da pele, responsável pela hidratação e defesa;
  • Irritação da pele associada à humidade: a humidade pode acumular-se em qualquer tipo de máscara facial. A melhor estratégia é a higienização da pele, ou a troca de máscara se possível.

Não só o rosto é um foco de atenção. O uso repetido e prolongado de, nomeadamente, sabonetes para as mãos, desinfetantes e a contínua exposição à água, pode causar irritação da pele. Recomenda-se o reforço da hidratação das mãos.

É importante conhecer a sua pele e monitorizar todas as alterações. Se notar algo irregular, consulte o seu médico dermatologista.

O Hospital de São Francisco do Porto reforça para a necessidade da utilização da máscara durante este período de pandemia.


Fonte:

Associação Americana de Dermatologia | Direção Geral de Saúde | Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia

Leave a reply