Acidente Vascular Cerebral (AVC)

O Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) assinala-se a 29 de outubro. A Prof. Doutora Maria José Sá, neurologista do Hospital de São Francisco alerta sobre os sintomas e medidas de prevenção da doença.

A ocorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) é uma circunstância trágica na vida de uma pessoa, pela possibilidade de gerar sequelas neurológicas irreversíveis, de gerar dependência, e, muitas vezes, levar à morte. Por isso se fazem alertas frequentes, a nível dos serviços de saúde, nas associações de doentes, e na comunidade em geral, de que são exemplo as múltiplas ações levadas a cabo no dia 29 de outubro, designado “Dia Mundial do AVC”. O objetivo comum é informar a população sobre as várias medidas de prevenção da doença, uma das melhores conhecidas no campo da Neurologia!

O AVC resulta de uma deficiência súbita de irrigação sanguínea do cérebro, provocado por um entupimento (trombose – isquemia) ou pela rutura de um vaso sanguíneo (hemorragia), de carácter espontâneo, ou seja, sem outra causa (ex. traumatismo) que não a alteração e fragilização da parede do vaso. Esta fragilização deve-se na maioria das vezes à aterosclerose e, em alguns AVC hemorrágicos, a rutura de um aneurisma cerebral.


Em termos globais, os dados da Organização Mundial de Saúde indicam que a cada 2 segundos uma pessoa sofra um AVC e que a cada 4 segundos morra uma pessoa com esta patologia. Mas a esmagadora maioria dos AVC é evitável, desde que se controlem os chamados fatores de risco vascular. Por isso, cabe a todos contribuir para a redução deste números trágicos.


Proteja-se, faça exercício físico, controle o seu peso, consulte o médico assistente com regularidade, faça uma dieta apropriada ao seu caso, não fume, não deixe de tomar os medicamentos que lhe foram prescritos, por exemplo para a hipertensão arterial, para a diabetes, para o aumento do colesterol.

E, caso note uma alteração súbita da capacidade de falar, que a boca se desviou para um lado, ou que tem menos força num braço, não hesite um segundo. Peça ajuda à família ou aos amigos para ser rapidamente encaminhado para os serviços competentes, de forma a ser tratado com modernas estratégias que visam, em ultima análise, restabelecer o problema circulatório do seu cérebro e promover uma recuperação eficaz das suas funções.

Lembre-se, o AVC é uma doença evitável!


Artigo redigido pela Prof. Dra. Maria José Sá,

Especialista em Neurologia do Hospital de São Francisco do Porto

Leave a reply