Tratamento da Artrose do Joelho

O Dr. José Carlos Leitão, ortopedista do Hospital de São Francisco do Porto, dedicado à Cirurgia do Joelho clarifica o tratamento da Artrose do Joelho.

A artrose é um processo gradativo da cartilagem resultante da rotura do equilíbrio entre a resistência dos tecidos (dependente da idade e da genética) e da agressão que poderá ser mecânica, traumática (grandes e pequenos traumatismos de repetição), química e biológica.


O tratamento poderá beneficiar da orientação médica com a proteção da cartilagem com ácido hialurónico, colagénio e fatores de crescimento (por injeção intra-articular) e terapêutica de reforço, quer para a cartilagem, quer para o osso por via oral.
O tratamento cirurgico  dependente da idade e do estado gradativo do joelho. Desta forma, poderá prever a correção de erros mecânicos (desvios de eixos) e artroplastias (próteses totais ou parcelares).


A correção dos desvios de eixo tem indicação em doentes mais jovens, passa normalmente por cortes ósseos e libertação de estruturas moles que repõem o normal alinhamento anatómico.


Por fim, as próteses poderão ser totais ou parcelares, dependendo também do envolvimento de um ou mais compartimentos do joelho (considerem-se os três compartimentos do joelho  interno, externo e anterior). A indicação das próteses é comum em pessoas com mais de 60 anos, sendo o resultado habitualmente muito bom, o que permite oferecer ao doente a qualidade de vida que perdeu.


Artigo redigido pelo Dr. José Carlos Leitão,
especialista em Ortopedia do Hospital de São Francisco do Porto

Leave a reply