Dia Mundial das Zoonoses

Anualmente a OMS relembra o Dia Mundial das Zoonoses no 6.º dia do mês de julho.

Uma Zoonose é qualquer doença ou infeção que é naturalmente transmissível de animais vertebrados para os seres humanos.

A forma de contágio pode ser directamente por contacto com a pele, sangue, urina, fezes ou saliva do animal ou de forma indirecta ao visitar áreas onde os animais vivem e contactar com objectos e estruturas do ambiente, além da possibilidade de contacto com vetores como mosquitos, carraças e pulgas ou ao ingerir alimentos e água contaminada.
Importante lembrar que mais de 50% das doenças dos animais são transmissíveis ao homem e 3/4 das doenças do homem são transmitidas por animais. Existem mais de 200 Zoonoses conhecidas, dentre elas: Febre do Nilo Ocidental, Gripe Aviária, Encefalopatias Espongiformes, COVID-19, Brucelose, Dengue, Doença de Chagas, Febre Q, Giardíase, Carbúnculo Hemático, Equinococose / Hidatidose, Larva Migrans Cutânea, Ebola, Leptospirose, Leishmaniose, Raiva, Tuberculose, Salmonelose, Listeriose, Tifo, Toxoplasmose, Sarna, Dermatofitoses etc…
Considerando o impacto destas doenças na saúde de diversas comunidades, que se refletem nas atividades socioeconomicas, na biodiversidade e no meio ambiente, é necessário dispor de uma rede de informação integrada que apoie a prevenção, a deteção precoce e a resposta ativa para evitar o aparecimento de qualquer doença que possa vir a afetar os seres vivos coabitantes de um ecossistema. Anualmente os orgãos competentes elaboram planos de controlo para identificar o estado sanitário de algumas doenças e planos de vigilância que se destinam a proteção do país.

A prevenção de Zoonoses envolve medidas como:

  • Lavar as mãos após tocar em animais ou seus excrementos.
  • Manter os animais de estimação / criação vacinados.
  • Reduzir a exposição a mosquitos, carrapatos e pulgas.
  • Cozinhar bem a carne e lavar os vegetais antes de consumi-los.

A conscientização e a educação são essenciais para evitar a propagação dessas doenças. Quando os mundos dos animais e dos humanos se cruzam, a vigilância é fundamental para proteger a saúde de todos.

Leave a reply