A obesidade é considerada uma doença crónica que pode afetar gravemente a sua saúde. Pode ter origem em diversos fatores (genéticos, hormonais, ambientais e comportamentais) e está associada a diversas doenças crónico e degenerativas que acabam por se desenvolver em simultâneo, ao longo da vida.
É essencial lutar contra o excesso de peso, tanto para melhorar a qualidade de vida como para evitar doenças consequentes desta condição. A obesidade pode estar na raiz de múltiplos problemas, como é o caso da diabetes, hipertensão, colesterol elevado, artroses e doenças do coração e das artérias.
A perda de peso em casos de obesidade tem inúmeros benefícios. A melhoria da qualidade de vida é um dos aspetos que causam um impacto mais óbvio num processo de perda de peso, sendo que o indivíduo tende a sentir um aumento da autoestima, da motivação e da capacidade de mobilidade.
Mas os efeitos benéficos da perda de peso não se limitam aos aspetos visíveis. A perda de peso e sua manutenção a longo prazo contribuem para uma redução da mortalidade e de doenças crónicas associadas a esta condição.
Outras mudanças que podem ser observadas relacionam-se com o controlo glicémico, a tensão arterial e os níveis de colesterol. A perda de peso contribui para melhoria das dificuldades respiratórias, assim como para a redução da probabilidade de sofrer de apneia do sono. Verifica-se também, na maior parte dos casos, uma redução dos problemas osteoarticulares já existentes e uma menor probabilidade de os desenvolver no futuro.
No Hospital São Francisco do Porto dispomos de uma equipa com vasta experiência proporcionando a garantia de um acompanhamento personalizado às características de cada doente.