Estratégias de correção postural no trabalho

A 28 de abril celebra-se Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Para assinalar a data, a Eng. Vânia Mota indica-lhe estratégias de correção postural no trabalho.

A produtividade dos colaboradores está diretamente ligada ao seu bem-estar e à sua qualidade de vida, sendo as boas práticas de trabalho fundamentais para alcançar esse objetivo.

O dia de trabalho dos profissionais costuma ser longo, e muitas dessas horas tendem a ser passadas em tarefas, movimentos e posturas repetitivas, o que pode ser apenas o surgimento de lesões na coluna e nas articulações, podendo dar origem a dores crónicas, doenças da coluna e problemas de saúde ainda mais graves.

Um profissional que sinta desconforto na coluna dorsal ou dores ao realizar as suas tarefas, não produzirá de forma adequada e, ainda, colocará em risco a sua saúde. Nesse sentido, manter uma boa postura no trabalho é fundamental.

Independentemente da jornada de trabalho ser feita em pé ou por muito tempo sentado em frente ao computador, a boa postura corporal deve ser inserida no dia a dia de todo e qualquer profissional. Dessa forma, sugerimos alguns truques simples para melhorar a postura no trabalho:

Manter a cabeça em posição alinhada com os ombros

Para quem trabalha longas horas em frente ao monitor, esta é uma das formas de manter a coluna em posição correta.  Para tal, manter o monitor ao nível dos olhos e regular a cadeira para que a cabeça não fique inclinada, ajuda a manter uma postura mais correta, torna mais fácil manter o  olhar no sentido horizontal e a coluna no devido lugar.

Praticar exercícios para os ombros e peito

Com o passar das horas em posições incorretas, realizar exercícios para relaxar os ombros e os músculos do peitoral pode ser de grande ajuda. Um exercício prático que pode ser feito no ambiente de trabalho é colocar as costas contra a parede com as pernas abertas e os braços abertos inclinados para cima em um ângulo de 90º e após isso levantar e baixar lentamente os braços pelo menos 15 vezes.

Não cruzar as pernas

Com as pernas cruzadas, um dos pés fica solto no ar e o quadril fica fora de posição. Uma postura correta para se sentar requer que os dois pés estejam no chão.

Alongar as costas

Alongar as costas evita que possa ficar com os ombros arredondados e encurvados para frente. Puxar as mãos para trás das costas e colocar o peito para cima e para frente, ajuda a alongar, ajudando tambem a corrigir a postura e relaxar.

Levantar e mover-se de vez em quando

Ficar muito tempo sentado não é bom para a postura, pois temos tendência a relaxar e a encurvar o tronco, por isso, levantar da cadeira e andar, nem que seja por curtos espaços, além de fazer bem para as costas, auxilia na correção da postura.

Trabalho em pé

Fazer uma pausa com uma breve caminhada para relaxar os músculos e sentar-se um pouco, usar calçado confortável e adequado ao desempenho das funções é essencial para quem trabalha em pé.  De forma a manter a postura correta, a coluna deve estar ereta, sem empurrar a barriga e o quadril deve estar alinhado, para distribuir o peso nas duas pernas, de forma a  evitar desvios na coluna.


Artigo redigido pela Eng. Vânia Mota,
responsável do Serviço de Saúde Ocupacional do Hospital de São Francisco do Porto

Leave a reply