“Esse comboio de corda que se chama coração”

Quais são as principais doenças do coração? O Dr. Pedro Gonçalves Teixeira, especialista em Cardiologia, esclarece todas as suas dúvidas.

O coração, enraizado na nossa cultura como o mais “sagrado” dos órgãos do corpo humano, é seguramente, do ponto de vista médico e científico, um dos mais fascinantes e complexos.

A ele fomos atribuindo, ao longo da história, a sede da nossa sentimentalidade, e até da espiritualidade.

A Cardiologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças do coração e do sistema circulatório.

Estas doenças são, notavelmente, a causa mais frequente de morbilidade e mortalidade nos países ditos desenvolvidos.

As doenças cardiovasculares mais frequentes incluem a hipertensão arterial, a elevação dos níveis de colesterol em circulação, a doença das artérias coronárias, doença de válvulas cardíacas, doenças do músculo cardíaco, insuficiência cardíaca, distúrbios do ritmo elétrico cardíaco (ex. fibrilhação auricular), entre outros.

Dispomos hoje de excelentes ferramentas diagnósticas e de intervenção, que permitem uma identificação atempada destes problemas, e um tratamento cada vez mais seguro e eficaz para a grande maioria das doenças cardiovasculares.

Isto não retira o importante papel atribuído à prevenção destas doenças. Também nesta vertente a ciência tem conhecido avanços notáveis, nas últimas décadas, e que se traduzem na redução da taxa de mortalidade por doença cardíaca isquémica (isto é, devida a doença das artérias coronárias) verificada nos países desenvolvidos. Em contraponto, as doenças cardíacas degenerativas têm tido uma prevalência crescente, refletindo uma maior esperança média de vida da população.

Esta é verdadeiramente uma área onde a ciência fervilha, com avanços e inovações, a cada dia. É uma vertente do conhecimento que procura, de forma resiliente, encontrar soluções para problemas de complexidade crescente. Se é verdade que “quem vê caras não vê corações”, não é concebível, à luz dos nossos dias, deixarmos a doença cardiovascular à sua sorte.

Especialista em Cardiologia, Hospital São Francisco do Porto

Dr. Pedro Gonçalves Teixeira

Leave a reply