O compromisso diário da Ordem de São Francisco do Porto com a proximidade às pessoas

Em mais um episódio de “Fazemos Bem”, percebemos como se deixa uma marca forte no setor social e cultural de uma cidade. O trabalho de 400 anos e a excelência são algumas das razões.

Quem entra no Hospital São Francisco do Porto sabe que vai ser tratado com atenção, humanidade, com clínicos de referência e com as melhores técnicas e equipamentos do setor. Esta imagem construiu-se ao longo dos séculos, numa instituição que foi fundada por frades Franciscanos e conserva, até hoje, os valores de responsabilidade e respeito pela dignidade humana.

Este hospital é uma das valências da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto (VOTSFP), uma instituição católica sem fins lucrativos fundada há quase 400 anos e que continua na senda da excelência. “É todo um percurso cheio de história de ligação profunda à cidade do Porto e que importa valorizar do ponto de vista das várias atividades a que se vem dedicando”, destaca Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, Provedor da VOTSFP.

Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, Provedor da VOTSFP
Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, Provedor da VOTSFP

“É todo um percurso cheio de história de ligação profunda à cidade do Porto e que importa valorizar do ponto de vista das várias atividades a que se vem dedicando”

Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, Provedor da VOTSFP.

Assim, juntam-se ao hospital os serviços sociais, com o Lar Margarida Lisboa e a Residência Rainha Santa Isabel, e os serviços culturais, com o Conjunto das Igrejas e Museu de São Francisco. “O que diferencia o Lar Margarida Lisboa e a Residência Rainha Santa Isabel das restantes estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) é que temos assistência médica e de enfermagem 24 horas por dia e 365 dias por ano”, sublinha Luís Cherpe, Diretor Geral da VOTSFP, em relação à sua oferta social.

Luís Cherpe, Diretor Geral da VOTSFP
Luís Cherpe, Diretor Geral da VOTSFP

“O que diferencia o Lar Margarida Lisboa e a Residência Rainha Santa Isabel das restantes estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) é que temos assistência médica e de enfermagem 24 horas por dia e 365 dias por ano”

Luís Cherpe, Diretor Geral da VOTSFP,

Tanto no hospital como nas ERPI, há a preocupação em acompanhar os tempos, em manter esta instituição secular no século XXI através da inovação tecnológica e da incessante procura pelo progresso. Os utentes das ERPI estão a participar num projeto europeu pioneiro em Portugal que usa a realidade virtual para os incentivar a fazerem atividade física e reabilitação, o VR2CARE.

No hospital, o foco tecnológico vai para os métodos de diagnóstico e de tratamento: “Temos uma unidade de imagiologia, em parceria com a JCC, que é uma referência internacional, indo agora criar um Centro de Neurociências, que permitirá tratar doentes com tremor parkinsónico com a tecnologia HIFU/RM”, aponta Luís Cherpe.

A tradição de respeito pelas pessoas e pelas suas diversas dimensões é o que continua a levar a Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto a fazer bem e a querer, no futuro, fazer melhor. “Queremos continuar na senda da excelência e da proximidade. Para nós a proximidade às pessoas é mais do que um slogan, é um compromisso diário”, conclui o Diretor Geral.

Assista ao vídeo acima e descubra como a Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto continua a fazer mais e melhor.

Leave a reply