Artigo na Newsletter da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada

O Hospital de São Francisco do Porto participou na edição de janeiro da Newsletter da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, com o artigo “As fragilidades do SNS exigem que o setor privado seja uma solução complementar”, assinado pelo nosso Diretor Geral, Dr. Luis Cherpe.

Leia aqui o artigo completo ou aceda diretamente à Newsletter


O que perspetiva para o setor da Saúde em Portugal, em 2024?

2024 será um ano muito complexo e desafiante para o setor da Saúde em Portugal, pois o Serviço Nacional de Saúde (SNS) irá sentir cada vez uma maior pressão quer por parte dos seus profissionais, desejosos de melhores condições de trabalho, quer pelos Utentes, que exigem uma resposta cada vez mais célere e com maior qualidade.
As fragilidades do nosso SNS farão com que o Setor Privado tenha de estar apto a ser uma solução complementar às lacunas evidenciadas diariamente pelo Setor Público. É imperioso que a Filosofia de todos seja cada vez mais ter a atenção e dedicação ao Doente que este merece, transformando a sua experiência hospitalar na mais positiva possível, colmatando as suas fragilidades e fortalecendo a sua confiança, fazendo tudo para que a sua condição seja resolvida com o máximo de qualidade e humanismo possíveis. Só desta forma, seremos um parceiro para a resolução dos problemas do nosso Serviço Nacional de Saúde, não ajudando a cavar um fosso ainda maior entre Setores que, mais que nunca, devem trabalhar em conjunto de forma complementar para que todos os Utentes tenham uma Saúde com cada vez mais qualidade.


O que podemos esperar do seu grupo / hospital / empresa em 2024?

No Hospital de S. Francisco do Porto continuaremos a apostar nos valores da nossa Instituição, que são os vetores que nos permitiram crescer nos últimos anos e que são os nossos principais fatores de diferenciação:

– Humanismo, através do respeito pelos Direitos Humanos e pelo bem-estar da Pessoa, fundamentos basilares na Prestação de Cuidados aos Doentes;

– Segurança Clínica, exponenciada pela diferenciação e excelência do nosso corpo clínico, aliados a um conjunto de equipamentos e infraestruturas diferenciadoras, modernas e integrados numa Unidade de Saúde única, histórica e diferenciada das demais;

– Flexibilidade, permitindo aos nossos clínicos serem totalmente livres nas suas escolhas terapêuticas, bem como implementando procedimentos adaptados e adequados às particularidades de cada indivíduo, sem qualquer restrição, exceto o de assegurar o melhor tratamento possível;

– Proximidade, evidenciada na forma atenta e cuidada de tratar todos os nossos doentes, profissionais de saúde, restantes colaboradores e parceiros institucionais;

– Responsabilidade Social, enquanto prestador de cuidados de saúde à população, integrado no Sistema Nacional de Saúde, dando resposta às necessidades da População, complementando a oferta do Serviço Nacional de Saúde e fortalecendo o desenvolvimento consciente da sociedade.

O Hospital de São Francisco do Porto, inaugurado em 1783, pretende ser, cada mais, uma referência na prestação de cuidados de saúde de elevada qualidade, com o maior conforto, rapidez e eficácia. Para tal, temos primado pela qualidade das instalações médicas e cirúrgicas, aliando a experiência à inovação e a um tratamento completamente personalizado e atento a todos aqueles que nos procuram.

Para tal, estão planeados para 2024 continuar com os investimentos intensivos e contínuos dos últimos anos em todo o nosso Hospital, de forma a continuar a estar na vanguarda das melhores práticas e acompanhando a inovação tecnológica para que as nossas equipas clínicas disponham de todos os meios para melhor desenvolverem a sua atividade, intervindo em todas as nossas áreas: Blocos Cirúrgicos, Unidades de Internamento e Unidades de Consultas.

Também está previsto no início do 2º semestre de 2024 a abertura do novo Auditório Dr. António Pedro Pinto de Mesquita, com capacidade para 120 pessoas, que se pretende que seja o palco de diversos eventos e atividades que congreguem técnicos, pensadores e investigadores permitindo discussões sobre o panorama atual da Saúde em Portugal e nos ajudem a pensar e a orientar estratégias que permitam a todos auxiliar o nosso Sistema Nacional de Saúde.

Leave a reply