O AVC pode manifestar-se de variadas formas, dependo da área do cérebro em que ocorre. Uma vez que cada zona do cérebro corresponde a uma função diferente, como a função motora, visão, equilíbrio, linguagem e outras, as manifestações de um AVC vão depender da zona lesada.
A resposta rápida é essencial em caso de Acidente Vascular Cerebral, pelo que se deve pedir ajuda imediata no caso de verificação dos seguintes sinais de alerta:
– desvio na face – um dos lados da face pode aparentar estar descaído e os dois lados da boca estão assimétricos
– falta de força num dos lados do corpo – um dos sintomas mais comuns são a perda de força num dos braços e/ou pernas, com dificuldade na mobilidade
– dificuldade em falar – a pessoa pode demonstrar dificuldades em encontrar palavras para se expressar e em manter o raciocínio
– diminuição da visão – a visão turva ou mesmo perda de visão num ou nos dois olhos pode ser um sinal de AVC
– tonturas, náusea e vómito – pode ocorrer perda de equilíbrio e coordenação, fortes dores de cabeça e mal-estar
Para relembrar mais facilmente os sintomas mais comuns, pode pensar que são 3 F’s: Desvio na Face, Dificuldade na Fala e Falta de Força num braço.
Se um destes sinais se manifestar é essencial contactar o mais rapidamente possível o 112 e chamar uma ambulância. Quanto menor o período de tempo entre o aparecimento dos sintomas e o início do tratamento, menor o risco de mortalidade e de sequelas.
O AVC pode deixar sequelas graves, dependendo de fatores como a localização e extensão das lesões iniciais no cérebro, do tempo entre os primeiros sinais e o início do tratamento.
Marque a sua consulta de Neurologia.