Existem diversos tipos de deformidade craniana que podem afetar os bebés nos primeiros meses de vida: plagiocefalia, braquicefalia, escafocefalia. Uma vez que nos primeiros meses de vida os ossos que formam o crânio do bebé estão em evolução, qualquer pressão excessiva ou continuada poderá interferir no seu crescimento normal e causar deformidades.
A Plagiocefalia é a deformidade craniana mais frequente, registando-se em 46,6% dos bebés aos dois meses de idade, na qual a criança desenvolve uma área plana na parte de trás ou de um dos lados da cabeça. A Plagiocefalia não é um problema unicamente estético, é um problema médico pela pressão exercida sobre o cérebo que está em crescimento.
Se a deformidade craniana não for tratada correta e atempadamente, pode causar assimetria craniana e da face (basicamente uma obliquidade da linha média) que pode persistir até à idade adulta.
No Hospital São Francisco do Porto disponibilizamos consultas com os mais reconhecidos profissionais da área para cuidar da saúde das crianças.