A surdez é um problema auditivo que pode afetar qualquer pessoa, independentemente do sexo, idade e estilo de vida. Esta condição tem um grande impacto em todas as esferas da vida, uma vez que prejudica as interações sociais, profissionais e com o ambiente.
Esta condição divide-se em dois tipos de hipoacusia: hipoacusia de condução e hipoacusia neurossensorial.
A hipoacusia de condução ou transmissão existe quando ocorre um bloqueio que impede a passagem de som para o ouvido interno. Este tipo de surdez é geralmente tratável, sendo que na maior parte das vezes é causada por situações como a acumulação de cera, infeções no ouvido ou trauma no tímpano.
A hipoacusia neurossensorial ou de perceção é mais comum, caraterizando-se pela incapacidade de processamento de som e sua transmissão para o cérebro, devido a lesão no ouvido interno. Algumas causas para este tipo de surdez são a degeneração das células auditivas devido a idade avançada, exposição a som muito alto, doenças circulatórias ou metabólicas como a pressão alta ou a diabetes, tumores ou doenças genéticas, entre outros.
A surdez pode verificar-se desde a nascença, relacionando-se geralmente com problemas durante a gravidez, ou ser adquirida, de forma súbita ou gradual.
Existem muitos fatores que podem causar esta condição, tanto de forma súbita como de forma gradual. Podemos descrever alguns exemplos:
– quando não são devidamente tratadas, através de medicação e em alguns casos de intervenção cirúrgica, as infeções do ouvido podem causar complicações graves e danos irreversíveis ao nível da audição. O não tratamento de doenças como o sarampo, a meningite ou a rubéola pode também causar surdez permanente;
– a surdez é uma condição com grande prevalência nos idosos, estimando-se que uma em cada três pessoas com idade superior a 65 anos sofra de perda de audição;
– a exposição a ruído em níveis extremamente altos pode ter consequências muito negativas para a audição, podendo inclusivamente levar à surdez permanente. A utilização frequente e prolongada de dispositivos de áudio pessoais através de headphones pode ser perigosa para a saúde auditiva quando o volume escolhido é muito alto;
– o traumatismo da cabeça pode causar lesões internas que levam à perda de audição.
– Dificuldade em ouvir durante chamadas telefónicas;
– Precisar de forma constante para as pessoas com quem fala repitam o que disseram, falem mais lentamente ou mais alto;
– Ouvir programas de televisão, música ou outros em volumes extremamente altos;
– Não ouvir quando tocam à campainha;
– Ter dificuldade em perceber as conversas que o rodeiam;
– Ouvir os sons baixos e distantes, como se houvesse um obstáculo;
– Dificuldades em ouvir o que lhe dizem em locais com ruído de fundo.
Se estes sintomas lhe são familiares, deve procurar a ajuda de um Otorrinolaringologista.